Pesquisar este blog

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão

Considerado o maior evento de Psicologia no Brasil o congresso contou com mais de 13.800 inscritos - foram 4 dias de apresentações individuais, posteres, mesas redondas, conferências, debates, exposições e demonstrações reunindo o publico Psi em São Paulo.

Trabalhos apresentados como conferências pelo psicólogo René Schubert no V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência & Profissão




- Constelação Familiar: da postura fenomenológica ao olhar e teoria sistêmica

"A partir da manifestações e movimentos no Brasil da técnica alternativa das Constelações Familiares pretende-se com esta apresentação refletir e levantar o histórico e as bases teóricas por detrás desta abordagem caracterizada como fenomenológico-sistêmica. Estudando a origem da técnica se tem a informação de que as constelações familiares tiveram início na Alemanha há 35 anos sendo introduzidas ao publico pelo filósofo e psicoterapeuta Bert Hellinger. O movimento inicial se dá na Alemanha e Áustria e segue se espalhando pela Europa, Asia, Estados Unidos e América Latina. Este pensador reuniu diversos campos do saber e experiencias terapêuticas para configurar desta maneira a constelação familiar, e a partir disto diversos profissionais da área da saúde e posteriormente da educação, administração e direito começaram a aplicar a técnica e desenvolver variações e adaptações. Bert Hellinger aponta que a técnica está a serviço da percepção e consciencia pelo cliente de seu lugar ocupado na família e sociedade, a qualidade dos vínculos e trocas estabelecidas e possibilidade de reconciliação com a própria historia. Diversos autores do campo da psicologia, medicina e filosofia na Europa e Estados Unidos começaram a apontar as origens e bases desta técnica e também relacionar a estas origens a força da mesma. Entre algumas das referências utilizadas temos a Gestalt terapia, a psicanalise, a psicologia analítica, o psicodrama, a terapia familiar sistêmica, a hipnoterapia, a analise transacional, entre outras. Desta maneira propõe-se nesta conferência apontar, refletir e discutir este tecido teórico, suas apresentações e aplicações nesta terapêutica alternativa."

Palavras-Chave: Constelação Familiar; Base Teórica; Filosofia; Psicologia

Dia: 15/11/2018
Hora: 14:00
Sala: 504

- Sindrome de Floating Harbor e/ou Sindrome Pellitier-Leisti: Estudo de Caso Clínico

"Estão documentados menos de 50 casos da Síndrome de Floating-Harbor na literatura médica. A sua causa é desconhecida. A maioria dos casos são esporádicos, mas alguns são hereditários, de transmissão autossómica dominante. A síndrome apresenta como fenótipo típico o rosto triangular com um nariz proeminente. Baixa estatura e atraso na aquisição da linguagem expressiva são comumente descritos. Também algumas anomalias quanto ao desenvolvimento dentário e possíveis quadros de doença celíaca. A puberdade pode adiantar-se. Há algumas ocorrências de deficiência intelectual(leve), mas o mesmo não é percebido em todos os casos. Pretende-se nesta apresentação fazer o relato de caso do acompanhamento em psicoterapia de um jovem que apresenta a referida síndrome. O tratamento psicoterapêutico começou aos seus 6 anos em 2012 até o momento em 2017, e a descrição será deste acompanhamento psicológico com o paciente, a família, a escola e com os demais colegas de outras áreas que acompanham o caso. Avaliações psicométricas de inteligência foram realizadas durante todos estes anos e serão também apresentadas."

Palavras-chaves: Sindrome de Floating Harbor, Sindrome Pellitier-Leisti, Estudo de caso, Psicoterapia, Psicodiagnóstico

Dia: 17/11/2018
Hora: 10:30
Sala: 408

- Uma experiência em clínica psiquiátrica infantil permeada pelo Humor

"É abordado e discutido nesta pesquisa o uso do conceito psicanalítico Witz (chiste) freudiano e o humor como ferramenta clínica de interpretação, manejo e pontuação na prática cotidiana do profissional que atua na área de Saúde Mental. Partindo da experiência do autor em Hospital Psiquiátrico Infantil, são contextualizadas teorias e reflexões sobre o uso do humor e da tirada espirituosa neste ambiente de tratamento - tanto com a clientela infantil como com a equipe clínica. Por sua característica plástica e efeito de surpresa tanto o Witz como o humor demonstram ser ferramentas clínicas pontuais e possíveis em seu uso para trabalhar a angústia e dinâmica clínica dos pacientes vislumbrados nesta pesquisa. Para ser didático selecionou-se para esta conferência um caso clinico especifico no qual será baseada toda a discussão teórica e clinica acerca do uso do humor, da descontração como forma terapêutica de estabelecimento e manutenção de vinculo, troca, flexibilização psíquica e possível ferramenta de elaboração psíquica." 
Palavras chave: Witz (chiste), Humor, Psicose infantil, Equipe multiprofissional

Dia: 15/11/2018
Hora: 10:30
Sala: 504



O Congresso foi realizado na Universidade Nove de Julho, Campus Memorial, em São Paulo. 
Home page: http://www2.pol.org.br/inscricoesonline/cbp/2018/

Algumas Imagens do Evento:


Em relação à conferência: Constelação Familiar
Colegas colocaram diversas questões: 
- A aplicação e efetividade da Constelação Familiar tanto nos Workshops ( grupos) como quanto na prática individual ( Terapeuta e Cliente);
- Sua amplitude e resultados no trato de psicopatologias e quadros orgânicos graves;
- O Trauma biográfico e o trauma transgeracional;
- As ordens do amor nos campos clínico, educacional, organizacional, direito e outros;
- As bases filosóficas e psicológicas da abordagem;
- A importância do estudo, supervisão e tratamento psicoterapêutico dos facilitadores que atuam nesta abordagem;
- A seriedade desta atuação e a importância da postura do facilitador para lidar com os temas e sofrimento trazido;
- Os diversos campos de aplicação da Constelação Familiar ( Educação e Pedagogia sistêmica, Consultoria sistêmica, Constelação Organizacional; Direito Sistêmico, Aplicação da Constelação Familiar na Justiça, na Clínica, na Saúde, no Consultório particular, nos hospitais e instituições sociais);
- Os diversos representantes no cenário brasileiro;
- A origem e percurso do criador das Constelações Familiares: Bert Hellinger

Com certeza este espaço de diálogo, troca e reflexão auxiliará não só ao campo dos psicólogo(a)s como outros profissionais que atuam como facilitadores no campo da saúde em geral, organizacional, educacional, justiça, social, entre outros.


Entre os trabalhos apresentados houve aquele voltado para o trabalho dentro do Hospital Psiquiátrico no qual o psicoterapeuta usa o Humor como ferramenta terapêutica para lidar com as dificuldades e angustias dos pacientes atendidos, com hipótese diagnóstica de autismo.
O trabalho transcorreu sobre os benefícios do uso do humor tanto com e entre a equipe clinica, para a lida com os pacientes, para harmonizar e movimentar o ambiente hospital de forma geral.
O trabalho foi escrito em 2004 e é parte integrante de uma monografia de pôs-graduação que se encontra disponível na biblioteca da PUC-SP.


Os dias 14 a 18 de novembro foram de troca e aprendizado no ambiente acadêmico e reflexivo deste congresso! Gratidão à organização e sucesso do congresso e participação do(a)s colegas.

Nenhum comentário: