Pesquisar este blog

Sigmund Freud explica o Carnaval


( Na imagem: Caricatura de Freud representando ao mesmo tempo Superego, Ego e Id, mas também os personagens do universo de quadrinhos DC Comics, o Duas-Caras, Batman e o Coringa)

Excelente texto escrito por Moacyr Scliar, que ilustra de forma humorada e bem clara a dinâmica interna do psiquismo utilizando as instâncias do ID (Isso), EGO (EU) e SUPEREGO (ACIMA DO EU) - ótimo para compreender de forma humorada os conflitos internos pelos quais passamos.

Como Sigmund Freud nos aponta no livro "O mal estar na civilização", o Ser Humano é um ser em conflito. Ou esta em conflito interno ( Pensamentos, afetos, lembranças, dramas e tramas) ou em conflito externo ( com a familia, amigos, colegas, cultura, lingua)...ou ambos.

 Freud explica o Carnaval

"Segundo Freud, a nossa mente é como uma casa em que vivem três habitantes. No térreo, mora um sujeito simples e meio atucanado, chamado Ego. Ele não é propriamente o dono da casa, mas cabe-lhe pagar a luz, a água, o IPTU, além de varrer o chão, lavar a roupa e cozinhar. Estas tarefas fazendo parte da vida cotidiana, Ego até não se queixaria. O pior é ter de conviver com os outros dois moradores.

No andar superior, decorado em estilo austero, com estátuas de grandes vultos da humanidade e prateleiras cheias de livros sobre leis e moral, vive um irascível senhor, chamado Superego. Aposentado – aos pregadores de moral não resta muito a fazer em nosso mundo – Superego dedica todos os esforços a uma única causa: controlar o pobre Ego. Quando liga, se lembra de alguma piada boa e ri, ou quando o Ego se atreve a cantar um sambinha, Superego bate no chão com o cetro que carrega sempre, exigindo silêncio. Se Ego resolve trazer para casa uma namorada ou mesmo uns amigos, Superego, de sua janela, adverte: não quer festinhas no domicílio.

No porão, sujíssimo, mora o terceiro habitante da casa, um troglodita conhecido como Id. Id não tem modos, não tem cultura e na verdade mal sabe falar. Em matéria de sexo, porém, tem um apetite invejável. Superego, que detesta estas coisas, exige que o Ego mantenha a inconveniente criatura sempre presa. E é o que acontece durante todo ano.

No Carnaval, porém, Id se solta. Arromba a porta do porão, salta para fora e vai para a folia, arrastando consigo o perplexo Ego que, num primeiro momento, resiste, mas depois acaba aderindo. E aí são três dias de samba,bebida, mulheres

Quando volta para casa, na quarta-feira, a primeira pessoa que vê Ego é o Superego, olhando-o fixo da janela do andar superior. Ele não precisa dizer nada, Ego sabe que errou. Humilde, enfia-se em casa, abre a porta do porão, para que o saciado Id retorne a seu reduto, e aí começa a penitência, que durará exatamente um ano.

De vez em quando, Ego tem um sonho. Ele sonha que os três fazem parte de um mesmo bloco carnavalesco, e que, juntos, se divertem a valer – o Superego é, inclusive, o folião mais animado. Mas, isto é, naturalmente, sonho."



(Outras imagem que ilustra o conflito interno das instancias psiquicas)