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Apresentação de Conferências nos Congressos II Internacional e VII Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem



Apresentação com o psicólogo René Schubert das Conferências:
  1. Estudo de caso: Síndrome de Floating Harbor e/ou Síndrome Pellitier-Leisti
  2. Educação Sexual: Relato de uma experiência com jovens portadores de necessidades especiais    


Seguem os Resumos dos trabalhos:

Estudo de caso: Sindrome de Floating Harbor e/ou Sindrome Pellitier-Leisti
AutoresRene Schubert 

Resumo

Estão documentados menos de 50 casos da Síndrome de Floating-Harbor na literatura médica. A sua causa é desconhecida. A maioria dos casos são esporádicos, mas alguns são hereditários, de transmissão autossómica dominante. A síndrome apresenta como fenótipo típico o rosto triangular com um nariz proeminente. Baixa estatura e atraso na aquisição da linguagem expressiva são comumente descritos. Também algumas anomalias quanto ao desenvolvimento dentário e possíveis quadros de doença celíaca. A puberdade pode adiantar-se. Há algumas ocorrências de deficiência intelectual(leve), mas o mesmo não é percebido em todos os casos. Pretende-se nesta apresentação fazer o relato de caso do acompanhamento em psicoterapia de um jovem que apresenta a referida síndrome. O tratamento psicoterapêutico começou aos seus 6 anos em 2012 até o momento em 2017, e a descrição será deste acompanhamento psicológico com o paciente, a família, a escola e com os demais colegas de outras áreas que acompanham o caso. Avaliações psicométricas de inteligência foram realizadas durante todos estes anos e serão também apresentadas. 

Palavras-chaves: Sindrome de Floating Harbor, Sindrome Pellitier-Leisti, Estudo de caso, Psicoterapia, Psicodiagnóstico

Referências Bibliográficas

AJURIAGUERR, J. - Manual de Psiquiatria Infantil . Ed Atheneu,Rio de Janeiro, 1992 CID-10 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde - 10 ª Edição, volume 3, Organização Mundial Da Saúde, USP, São Paulo, 1999 FREUD, S. Edição Eletrônica Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro, Imago Ed., (s.d.) • Neurose e Psicose (1924b) Vol. XIX • Análise de uma Fobia em um menino de cinco anos- O Pequeno Hans (1909). LEISTI, J.; HOLLISTER, D. W.; RIMOIN, D. L. (1975). "The Floating-Harbor syndrome". Birth Defects Orig Artic Ser. 11 (5): 3 MELDAU, D.C. - Sindrome Floating-Harbor. Consultado em (Abril 2017) - http://www.infoescola.com/sindromes/sindrome-floating-harbor/ MENDES, V. & SCHUBERT, R. - Centro de Reabilitação para crianças com necessidades especiais Recanto Nossa Senhora de Lourdes. Apresentado no II Congresso Brasileiro de Psicologia, São Paulo, set.2006 SCHUBERT, R. Orientação sexual: uma experiência com crianças especiais. Dementia & Neuropsychologia, v. vol 1, p. 21-22, São Paulo, Brasil, 2007. SCHUBERT, R. Síndrome de Dubowitz: relato de caso. Revista Dementia e Neuropsychologia, Vol.2, Supl 1, São Paulo, Nov. 2008 WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro, Ed Imago, 1975 WINNICOTT, D. W. A família e o desenvolvimento individual. Ed. Martins Fontes, 2ª ed., São Paulo, 2001. WHITE, S. M.; MORGAN, A.; DA COSTA, A.; LACOMBE, D.; KNIGHT, S. J.; HOULDSON, R.; WHITEFORD, M. L.; NEWBURY-ECOB, R. A.; HURBST, J. A. (2010). "The phenotype of Floating-Harbor syndrome in 10 patients". Am J Med Genet A. 152A (4): 821–829

Educação Sexual: Relato de uma experiência com jovens portadores de necessidades especiais 
AutoresRene Schubert 
 
Resumo

Ao entrar no Centro de Reabilitação percebeu-se a necessidade de trabalhar os fenômenos da sexualidade presentes de maneira desorientada e insistente entre jovens portadores de necessidades especiais, com idades variando de 14 a 18 anos, que estavam trazendo muitos transtornos às educadoras, pais e influenciando negativamente aos mais jovens. Os jovens estavam interessados em seu corpo e no corpo do outro, sentiam prazer no jogo e descoberta sexual e estavam sendo influenciados por um programa de TV em particular, que expunha de maneira grosseira a sexualidade, sem orientá-los. Como trabalhar o tema da sexualidade com crianças portadoras de necessidades especiais de maneira adequada? Como trabalhar tal temática com os pais, que se omitiam nesta tarefa mas também se incomodavam com a possibilidade de um grupo de educação e orientação sexual com seus filhos? Que abordagens e materiais didáticos utilizar para realizar tal tarefa sendo ela carregada, ainda hoje, de muito preconceito e puritanismo na área social, educacional e mesmo na saúde? Estas e outras questões pretende-se responder neste relato que narra a implementação bem sucedida de um grupo de educação sexual para jovens portadores de necessidades especiais e orientação à pais e educadores. Este trabalho envolveu e contou com o auxilio de diversas áreas e profissionais do Centro de Reabilitação desde a coordenação, educadores e equipe clinica. Os grupos ocorriam uma vez por semana e atendiam tanto aos jovens como orientava pontualmente aos pais e educadoras durante 3 anos. O psicoterapeuta procedia com apresentação de palestras, orientação do grupo e materiais disponibilizados, apresentação de material áudio visual, debates com o publico atendido de temas relacionados à sexualidade, relacionamentos e convívio social. Atividades gráficas e manuais, disponibilização de livros didáticos específicos e gincanas eram formas de abordar as temáticas, orientar as dúvidas, verificar a absorção dos conceitos e aprendizados e também permitir o espaço de expressão e manifestação dos jovens atendidos. Serão expostos para esta apresentação os resultados obtidos nestes período no qual o grupo de educação sexual teve espaço, muitas questões encontraram lugar no corpo e na compreensão destes jovens causando uma maior consciência sobre o corpo, sobre o meio externo, sobre os relacionamentos e os limites de si e do outro. De forma geral tratava-se de um grupo especial, não por ter participantes portadores de necessidades especiais, mas por proporcionar um aprendizado e troca especial para aqueles que dele participavam. 

Palavras-chaves: Educação Sexual, Necessidades Especiais, Inclusão, Sexualidade, Sindrome de Down

Referências Bibliográficas

FREUD, S. Drei Abhandlungen zur Sexualtheorie(1905). Pychologie Fischer, Siebte unveränderte auflage, Frankfurt, Deutschland, 2002 MAIA, B.C. Desejos especiais.(in) Revista Viver Mente e Cerebro. Duetto editorial, Scientific American, Ano XIV, N.174, SP, Brazil, Jul.2007 MENDES, V. & SCHUBERT, R. Centro de Reabilitação para crianças com necessidades especiais Recanto Nossa Senhora de Lourdes. Apresentado no II Congresso Brasileiro de Psicologia, SP, Brazil, setembro-2006 PAULA, A.R.; REGEN, M. & LOPES, P. Sexualidade e deficiência: rompendo o silêncio. Expressão e Arte Ed., SP, Brazil, 2005 SUPLICY, M. Papai, Mamãe e Eu: o desenvolvimento sexual da criança de zero a dez anos. Seleções Reader´s Digest, FTD, RJ,Brazil, 2002 SCHUBERT, R. A Educação Sexual Brasileira, o que se tem feito? Apresentado no II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, SP, Brazil,2006 SCHUBERT, R. Orientação sexual: uma experiência com crianças especiais. Dementia & Neuropsychologia, v. vol 1, p. 21-22, São Paulo, Brasil, 2007. SCHUBERT, R. . Orientação Sexual com crianças especiais relato de experiência. In: Ana Marisa Brito (Psicóloga); José Santos (Professor); Pedro Santos (Professor). (Org.). Contributos ao estudo da Deficiência Mental. Universidade de Algavea, Portugal, 2007 SCHUBERT, R. - Orientação Sexual com crianças especiais: Um olhar sistêmico. Revista Filosofia, Pensamentos e Práticas das Constelações Sistêmicas – nº 4. Editora Conexão Sistêmica, São Paulo, 2015 SCHUBERT,R. - Cuidado com o assédio de menores. (in) Revista 7 Dias com você, Editora Escala, Edição 659, São Paulo, Janeiro 2016 XAVIER FILHA, C. Educação sexual na escola: o dito e o não dito na relação cotidiana. Ed.UFMS, MS, Brazil, 2000 WALKER, R. The family guide to sex and relationships. Macmillan, USA, 1996


II Congresso Internacional e VII Congresso Nacional de Dificuldades de Ensino e Aprendizagem - Apresentações dia 02 de junho de 2017 no período da tarde -http://www.congresso2017.andea.org/programacao.php

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