Pesquisar este blog

A Sombra




Segundo o psicanalista Carl Gustav Jung: "Aquilo que negas, te submete - aquilo que aceitas, te transforma". O criador da psicologia analítica define Sombra como "aquilo que uma pessoa não tem desejo de ser". Em outra descrição: Aquilo que é invisível, rechaçado, agressivo, negado, odiado, repudiado, vingativo, primitivo, pavoroso. 

A Sombra, quando negada, ou ignorada, muitas vezes atua como processo de auto-sabotagem psíquica, afetando direta e indiretamente, escolhas, comportamentos, falas, posturas.

O autor Deepak Chopra aponta que o Efeito sombra pode ser entendido como tudo aquilo que não aceitamos de negativo em nós mesmos e que não queremos mostrar aos outros. É aquilo que nos incomoda, mas escondemos, ignoramos, porque temos medo de lidar com eles. Podem ser sentimentos, emoções, eventos traumáticos e traumas adquiridos desde a nossa infância.

Desta maneira a Sombra é tudo aquilo que não queremos ser, mas somos. É aquele sentimento escondido de todos, e por ser tão escondido de todos, acabamos por visualiza-lo nos outros e então apontamos e julgamos o outro. Projetamos no outro, por não reconhece-lo em nós mesmos. E neste momento diversas emoções entram em ação: medo, raiva, culpa, rancor, mágoa, entre outros.

A sombra não reconhecida em nós manifesta-se na forma de comportamentos, crenças e ações que em seus efeitos a curto e longo prazo, são prejudiciais ou nos mantem em um ciclo repetitivo e desgastante emocionalmente.

Carl Gustav Jung relaciona como correlativos à sombra o oculto, obscuro, o inconsciente, o misterioso. Tanto o conceito de Luz como o da Sombra fazem parte de nós. Fazem parte de nossa psique, ou seja, de nosso aparelho psíquico, de nossa personalidade e mundo interno. Todo ser humano possui aspectos de luz e de sombra. O comportamento de auto sabotagem é assim, um fator comum a todos os seres humanos, sem exceção.

O aprendizado que temos que obter em relação à sombra é como integra-la à nossa vida. Como tomar consciência desta em nosso dia a dia e, a partir desta percepção e reconhecimento, utiliza-la a nosso favor e não contra. Aprender com esta e integra-la em nossa consciência e vida cotidiana.



Fontes: 
O Efeito sombra - Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson
O Ciclo da Auto-sabotagem - Stanley Rosner e Patricia Hermes
Sobre sentimentos e a sombra - Carl Gustav Jung
Youtube – Canal Janela da Alma - Psicanálise

Nenhum comentário: