Pesquisar este blog

Uma experiência em clínica psiquiátrica infantil permeada pelo humor


É abordado e discutido nesta pesquisa o uso do conceito psicanalítico Witz (chiste) freudiano e o humor como ferramenta clínica de interpretação, manejo e pontuação na prática cotidiana do profissional que atua na área de Saúde Mental. Partindo da experiência do autor em Hospital Psiquiátrico Infantil, são contextualizadas teorias e reflexões sobre o uso do humor e da tirada espirituosa neste ambiente de tratamento - tanto com a clientela infantil como com a equipe clínica. Por sua característica plástica e efeito de surpresa tanto o Witz como o humor demonstram ser ferramentas clínicas pontuais e possíveis em seu uso para trabalhar a angústia e dinâmica clínica dos pacientes vislumbrados nesta pesquisa.



Palavras-chave: Witz (chiste), Humor, Prática Clínica em Hospital Psiquiátrico Infantil, Autismo e Psicose Infantil, Equipe Multiprofissional.


Apresentação da pesquisa "Uma experiência em clínica psiquiátrica infantil permeada pelo Humor" no I Simpósio Internacional de Saúde Mental nas Práticas em Saúde (Unifesp) - junho de 2005. E também no XII Encontro de Amigos do Autista (AMA) - julho de 2005.

SCHUBERT,R. - Marcia, a marca pela angustia - experiência em clínica psiquiátrica infantil permeada pelo humor - XIII Congreso Internacional y XVIII Congreso Nacional de Psicología Clínica: Book of Abstracts. ISBN: 978-84-09-19789-7. Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC). 11-14 de Noviembre de 2020, Pagina 90.

Este trabalho é capítulo integrante da monografia de conclusão do curso de especialização Lato-Sensu em Teoria Psicanalítica no COGEAE-PUC/SP sob o título: " O uso clínico do Witz na práxis psicanalítica" – Dezembro 2004 - Orientador Dr. Mauro Meiches. A mesma encontra-se disponível para pesquisa na biblioteca da PUC/SP - Biblioteca Nadir G. Kfouri (http://biblio.pucsp.br/).

Nenhum comentário: