A Síndrome de Dubowitz é uma síndrome herdada de forma autossômica recessiva com as seguintes características clínicas principais: retardo de crescimento pré e pós-natal, microcefalia, pequena estatura, alterações faciais e físicas características, grande espectro de fenótipos responsável por alterações importantes em diversos sistemas orgânicos e rebaixamento cognitivo. A presente pesquisa visa, por meio de relato de caso clínico descrever o percurso de uma garota de 14 anos com a descrita síndrome no Centro de Reabilitação Recanto Nossa Senhora de Lourdes. Após sofrer discriminação em Instituições Escolares normais iniciou acompanhamento na referida Instituição no ano de 2005, nas modalidades de aulas de apoio pedagógico e grupos terapêuticos, obtendo melhora nas esferas de auto-estima, autonomia e aprendizagem no decorrer de 3 anos. Avaliações cognitivas como WISC-III (Casa do Psicólogo), RAVEN (Vetor Editora) e TNVRI (Vetor Editora) foram aplicadas no decorrer dos anos, sendo demonstradas no presente relato para fundamentar, por meio de resultados quantitativos e interpretação qualitativa, os benefícios obtidos.
Palavras-Chave: Síndrome Dubowitz, Reabilitação e Inclusão Psicossocial, Aprendizagem, Avaliação Cognitiva
Ambos apresentados por René Schubert no VI Congresso Brasileiro de Tecnologia e (re)habilitação cognitiva - na UNIFMU, em Novembro 2008 - publicado nos anais da Revista Dementia e Neuropsychologia (Vol.2, Supl 1, Nov. 2008)
Apresentado no III Congresso Brasileiro de Psicologia - no Memorial da America Latina - Setembro 2010
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