Pesquisar este blog

Genograma: a representação gráfica da estrutura familiar

Neste vídeo o psicólogo René Schubert faz uma sucinta explanação acerca da ferramenta clínica utilizada em saúde mental chamada de Genograma.

Qual a nossa origem? De onde viemos?
Em uma resposta objetiva e direta, de nossos pais! E a partir deles temos muitas informações sobre nós mesmos. Somos geneticamente o que somos pela união feita entre nossos pais. Ou seja, temos um genótipo e um fenótipo, um código gênico que determina diversas características que apresentamos hoje e algumas que ainda irão se apresentar. O orgânico se mostra como fator primeiro, em seguida virão as nossas interações com o meio externo, eventos e situações. Podemos de forma didática dizer que recebemos 50% do que somos de nossa mãe e 50% de nosso pai.
Em consultório é interessante observar o seguinte fenômeno: por vezes o cliente tem algumas informações sobre sua origem, por vezes a desconhece em diversos aspectos fundamentais. Por isto em psicoterapia sabemos da importância de investigar e por vezes construir, dar significado, reconstruir, elaborar juntamente com o cliente sua estrutura, história e origem familiar. Há fatos relevantes em nossa história de origem e sequência posterior e em informações e dados de como isto foi se sucedendo. 
Trazer estes fatos a tona e à consciência auxiliam muito o  cliente em sua localização e atuação na sua estrutura familiar. São informações que atuam a serviço do cliente e de seu sistema familiar de uma boa forma. Em um trocadilho “saber é poder” seria como o cliente apoderar-se de si mesmo por conta de sua história e estrutura familiar. Por vezes utilizamos para isto como ferramenta clínica ou recurso terapêutico o chamado Genograma.
Definição de genograma: “Informa de maneira completa e objetiva os dados de uma determinada família, fazendo de forma realista uma revisão do passado familiar e dos potenciais problemas de saúde, assim como fornece informações ricas sobre os relacionamentos, incluindo ocupação, religião, etnia e migração”.

O Genograma é uma ferramenta clínica provinda da Terapia Sistêmica Familiar e foi idealizado pelo psiquiatra norte americano Murray Bowen, aproximadamente em 1954.   
Desta maneira, o genograma é a representação gráfica da família. Neste são representados, descritos, colocados os diferentes membros da família, o padrão de relacionamento entre eles e as suas principais características, referências, doenças, eventos ou episódios marcantes. Podem ser acrescentados dados como ocupação, hábitos, escolaridade e evidentemente fatos relevantes da família, entre outros, de acordo com o objetivo e temática principal do Genograma. Esta demonstração gráfica da situação permite que o indivíduo pare e reflita sobre os vínculos e a dinâmica familiar, os problemas mais comuns que o atingem e afligem e o enfrentamento destes pelos membros da família.
“Com o recurso do Genograma vêm as informações junto com as emoções relacionadas a cada pessoa, vínculo, história... é um recurso rápido para alcançar camadas profundas do sistema familiar de nosso cliente. Pontual para visualizar o sistema e estrutura familiar do cliente e quais associações este processo traz" Dra. Ursula Franke Bryson
É do pensador Edmund Burke a frase: “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la” que posteriormente é parafraseada por Bert Hellinger como: "Aquele que não conhece a própria história tende a repeti-la".
Funcionalmente o Genograma atua como ferramenta de investigação e reflexão da estrutura e histórico familiar e pode trazer muitos benefícios no sentido de autoconhecimento, consciência, diferenciação e formas de ação e comunicação dentro do sistema familiar.
Apesar de ser uma ferramenta clínica muitas vezes utilizada para investigação e para fins terapêuticos por profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros) muitas vezes pessoas interessadas ou curiosas em relação à sua própria história de vida e histórico familiar vão utilizar esta representação gráfica para fazer o levantamento e estudo transgeracional ou árvore genealógica.   
Árvore genealógica é um histórico de certa parte dos antepassados de um indivíduo ou família. Trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento e morte, além de fotos.   
Estas são formas de pesquisa e estudos de nossa história de origem e desenvolvimentos anteriores e posteriores. Um estudo acerca de nosso legado. Como uma linha do tempo, e do espaço, no sentido de lugar, dos nossos familiares e de nos mesmo(a)s como lugar e história.
Utilizando estas ferramentas podemos verificar e desvelar certos padrões de crenças, motivações, comportamentos, palavras e frases típicas, repetições, evidências e fatos antes ocultos, misteriosos e/ou perigosos que influenciam nossa vida direta ou indiretamente.
(Alguns Sinais/Símbolos comumente utilizados em Genogramas)
   
Referências para pesquisa sobre o assunto:
Atendimento Individual em Constelação Familiar - Dra. Ursula Franke-Bryson - Transcrição de treinamento de 2017 -  http://aconstelacaofamiliar.blogspot.com/2017/07/atendimento-individual-dra-ursula.html
Departamento de Atenção Básica - Genograma familiar – Vídeo de Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=8ugbsSyYgVc
Genograma: a representação gráfica da estrutura familiar – Vídeo de Youtube (2019) - https://youtu.be/TtG5tdRB53Q
Genograma: Árvore da vida - René Schubert para o site Movimento Sistêmico (2019) - https://www.movimentosistemico.com/post/genograma-árvore-da-vida
Sites para pesquisas genealógicas e construção da arvore genealógica:
  
  

Nenhum comentário: