Pesquisar este blog

Sobre nossa necessidade de controle...




 “... A busca de segurança é uma ilusão. 

Para a tradicional sabedoria ancestral, a solução deste dilema está na sabedoria da insegurança, ou na sabedoria da incerteza. E isso quer dizer que a busca de segurança e de certeza é na verdade, um “apego” ao conhecido. 

E o que é ele, afinal? 

Conhecido é o nosso passado. O conhecido nada mais é que a prisão dos velhos condicionamentos. Não há nenhuma evolução nisso, absolutamente nenhuma. E quando não há evolução, há estagnação, desordem, ruína. 

A incerteza, por sua vez, é terreno fértil para a criatividade e para liberdade. Incerteza significa entrar no desconhecido em todos os aspectos de nossa existência. O desconhecido é o campo de todas as possibilidades, sempre frescas, sempre novas, sempre abertas para a criação de novas manifestações. 

Sem a incerteza e o desconhecido, a vida é apenas a repetição viciada de memórias velhas. 

Você cai vítima do passado e o seu torturador de hoje é o que sobrou de você ontem.” 


Deepak Chopra





Saber deixar ir...
Desapegar...
Abrir mão do controle...
Abrir mão da posse...
Deixar as coisas seguirem seu fluxo natural...
Somos transitórios...e as coisas também...
Algo a ser praticado, meditado, em diversos aspectos de nossa vida cotidiana!

Curta-metragem conta a história de Dechen, um jovem monge budista em preparação, que tem uma grande paixão pela jardinagem. E como lhe é difícil deixar as coisas seguirem seu rumo, natural, quando se apaixona, se apega, a uma flor, em especial. Deixa de lado sua disciplina, rotina, "esquece" de suas obrigações, responsabilidades e cuidados com os outros...


Nenhum comentário: